Cinema, Memórias

Mamma Gógó

2015 - Mamma GogoSessão da Tarde islandesa. Coisa inusitada. Ainda assim é só Sessão da Tarde. E eu nem preciso falar islandês pra não ter gostado dos atores: modo estranho, mecânico de falar. Pareciam estar lendo o texto enquanto atuavam.

No começo, até achei que ia gostar. O primeiro episódio, quando ela enche a cara e, distraída, deixa a garrafa ao alcance do neto e, no caminho ao hospital, é parada pela polícia, é muito bom. Depois, é uma repetição de vários outros que eu já vi.

Me lembrou de minha avó que, nos últimos meses, perdeu de repente sua memória dos últimos setenta ou oitenta anos. Pensava que ainda era adolescente e que nós a estávamos mantendo presa. Chamava por seu pai e, embora parecesse conformar-se e aceitar o que lhe dizíamos, bolava escondido fugas de casa para voltar a Olmos, em Trás-os-Montes, atrás de encontrar o pai.

O problema da avó não era Alzheimer. Aos noventa e quantro anos, ela teve três derrames praticamente seguidos. Trabalhou no quintal com as plantas e a criação e na cozinha todos os dias. Cozinhou para a família toda no Natal e no Ano-Novo. Na Páscoa já não reconhecia mais ninguém.

Tinha dificuldade para andar da cama ao banheiro e para se vestir. Mas, se não prestássemos atenção, em poucos minutos, empurrava a mesa da cozinha para junto do armário, subia nela para pegar as chaves que escondíamos no alto dele. Dava a volta pelos fundos da casa, eram três portas para abrir: a da copa, a da área de serviço, a que separava o quintal do jardim (para não deixar a criação fuçar nas flores). Ainda a escada e o portão da rua.

Umas três ou quatro vezes, achei que ela estava dormindo e, no tempo de eu ir ao banheiro, ela já estava na calçada. Da primeira vez, conversando com policiais de uma viatura, tentando convencer-lhes a levarem-na de volta para a aldeia.

Deu-nos trabalho, Dona Maria Socas.

Mamma Gógó (2015) – trailer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s