Cinema

The Other Woman

1988 - Another Woman

I wondered if a memory is something you have or something you’ve lost.

Tem um músico do qual eu gosto muito. Steve Hackett. É um dos músicos que eu gosto muito. Ele foi guitarrista do Genesis, uma banda de rock progressivo dos anos setenta, uma de minhas preferidas. Já passei muito tempo com foninhos ouvindo suas músicas. Ele tem um jeito muito peculiar de tocar guitarra com as unhas gigantes e grossas da mão direita e abusando da sustentação das notas. E é um cara que sempre me chamou a atenção também por misturar influências inusitadas (B.B.King, Segovia, Fripp).

A primeira vez em que ouvi falar de Erik Satie, foi quando Steve Hackett e o irmão (John) lançaram um disco, Sketches of Satie, com adaptações de músicas dele para violão e flauta. O encarte do disco falava um pouco sobre Satie, suas idéias sobre minimalismo, sobre fazer o máximo possível com coisas simples, deixar quem ouve preencher os vazios com a imaginação, e de como isso lhe causou dificuldades para conseguir uma boa posição profissional na época.

For here there is no place that will not see you… You must change your life.Rilke

Desde então, comecei a reparar como a música simples de Satie é usada com tanta freqüência no cinema e na televisão. Cheguei a ouvir trechos de uma Gymnopedie numa novela horrorosa da Globo.

Essa idéia da música bem simples, mínima, me fascinou. Eu pesquisei sobre isso e como pode funcionar fora da música, na literatura, no cinema, na pinturae mesmo no dia-a-dia. Achei bem interessante e é algo que a cada dia mais cresce em mim.

1988 - Another Woman b

E a primeira coisa que me chamou a atenção neste filme foi exatamente ele começar com a tela escura, créditos, e a mesma Gymnopedie da novela horrorosa.

I closed the book, and felt this strange mixture of wistfulness and hope, and I wondered if a memory is something you have or something you’ve lost. For the first time in a long time, I felt at peace.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s