Uncategorized

Urubus

Os urubus são animais bonitos. Rio.

Todo mundo faz careta quando digo isso. Fazem careta antes mesmo de estranharem eu achá-los bonitos. E eu não simplesmente acho, eu sei que são.

Acho engraçado o mundo preconceituoso em que dizem que vivemos. E sei que é preconceituoso mesmo. Que tanto valoriza e julga pela beleza ou por sua falta.

O urubu, ave de rapina, grande, forte, imponente. É como uma águia de plumagem negra. Uma poderosa águia negra. O urubu, por seus hábitos, tem sua beleza negada por todos.

Parece que nos recusamos a aceitar que algo bonito possa freqüentar o lixo, a porcaria, se alimentar de carniça. O urubu é baixo, bicho covarde. Seu alimento preferido não é a famosa carniça. Veja quando aparece um camundongo. Atiram-se sobre ele, brigando. Veja como rondam, em círculos, grupos de urubus, o animal doente, moribundo, esperando-o, fraco, sem forças para reagir, tombar. Aí se lançam sobre ele e comem-no vivo ainda. O urubu não come carniça porque gosta. O faz por preguiça, vagabundagem, por ser covarde de atacar algo vivo e saudável.

É, por isso, o animal perfeito para representar o vilão da fábula. Mas não ao vilão de livros infantis, de desenho animado, feio, asqueroso. O urubu é o vilão real, da história de adulto. É feio por seu caráter. Não o conhecêssemos já, seria sua beleza nos enganaria. Seria admirado, a história toda, até, no último ato, num único golpe inesperado, traiçoeiro, dar cabo ao mesmo do mocinho e da mocinha.

20140522-101410-36850616.jpg

2 thoughts on “Urubus”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s